Melhor Visualização: 1024 x 768
Previsão do Tempo
ua
Menu de Assuntos
Como Iniciar
Manutenção
Iluminação
Plantas
Doenças
Discos
Matérias Diversas
Peixes, Fotos, Descrição
Aquário de Plantas
Tire suas Duvidas
Qual Filtro Usar?
Videos
Aquários de Internautas
Familia dos Peixes
Algas
Disponiveis na Semana
Entrevistas
pH dH
Compostos Nitrogenados
Area de Clientes
Quem Somos?
Agradecimentos
Blogger
Forum
 


Em Breve

Art in Vidros

Entrevista Especial

Maior Fabricante de Aquarios do Sul do Brasil

 

Matéria sobre Qualidade da Água para Discos


O maior desafio que um aquariofilista de água doce pode ter em seu aquário é a criação do peixe Disco. O sucesso dependerá diretamente da qualidade da água e das condições gerais do aquário. Porém o peixe disco é diferenciado em muitos outros aspectos para sua manutenção. Os discos selvagens capturados na Amazônia vivem basicamente em cardumes, com temperatura na faixa de 28 graus e pH muito baixo, que pode variar entre 5,0 a 6,5. Isso dependerá do rio onde esteja. A dureza carbonatada é também muito baixa, na faixa de 1 a 2 graus. O local onde os Discos vivem possui uma qualidade de água muito boa, se fosse ao contrário este peixe jamais sobreviveria, por ser muito exigente em qualidade e características do ambiente.
Na nossa opinião (Aquallun) e de muitos aquaristas que a tempos criam este peixe, é que, as condições ideais do disco selvagem é manter um pH a 6,5 e uma dureza carbonatada de 3 graus.
Filtros:
A grande maioria desses aquaristas usam filtro de Osmose Reversa na água de reposição e de troca, para se garantir que a nova água esteja livre de qualquer agente tóxico, inclusive Fosfatos e Silicatos, mas o uso de um filtro RO não garante totalmente a qualidade da água do aquário para o disco, pois o sistema de filtragem deve ser eficiente para que nenhum composto nitrogenado possa surgir. O Filtro Biológico e Químico é obrigatório, no caso do Biológico muitos dão preferência a filtros de Areia, Fluidizados, muitos outros preferem canisters que realizam as três funções de uma maneira compacta e facilitada.
O que importa mesmo, é que os filtros não sejam nem um pouco deficientes, que realizem funções acima das expectativas para manter a água com níveis nitrogenados interessantes, (Amonia, Nitrito zerados) bons para o Disco. O filtro de Areia Fluidizado é o mais aplicável na situação, pois consegue um grande número de bactérias, eliminando compostos nitrogenados. O fluidizado também possui a vantagem de ser independente a outras funções e consegue manter bactérias aeróbicas vivas por mais tempo em caso de falta de energia elétrica.
O Filtro canister possui uma eficiência na filtragem mecânica e também química, portanto o uso com o Fluidizado se torna a melhor opção para a manutenção da água.
A movimentação da água através dos filtros também é necessária para aumentar o Potencial Redox.
Carvão Ativado e Resinas.
Outro indispensável elemento para o filtro é o Carvão Ativado, ele vai retirar elementos químicos da água que se forma ao longo do tempo. O carvão Ativado deve ter especificações na caixa que é Totalmente Livre de Fosfato. Existe resinas que são melhores que o próprio carvão, resinas que realizam funções complementares para a purificação da Água.
Chemi Pure é um desses elementos.
Trocas Parciais:
Dick Au cita em seu livro, que chega a trocar a água dos aquários de suas baterias para reprodução na proporção de 100% por dia, parecendo uma loucura, mas ideal, principalmente para quem reproduz o peixe.
Para um aquarista o caso é um pouco diferente, pois não existe a possibilidade dessas trocas de água em grande quantidade, portanto o ideal é trocar pelo menos 10% da água todo o dia, a pouca quantidade não faz que exista algum tipo de choque para o peixe e faz que se renove sempre de uma maneira útil e amena. Nada impede que o aquarista faça trocas semanais e até quinzenais, desde que seja trocas com água nas propriedades de pH e temperatura iguais as que se encontram no aquário.Oligo-elementos, nutrientes, e outros entram todos os dias no aquário.
Água:
Evidentemente que a água é o fator principal para o sucesso da criação de discos. Não só o ph e o Kh devem ser verificados mas principalmente níveis nitrogenados como Amônia, Nitrito estes muito tóxicos. Qualquer principio desses elementos na água é motivo de trocas de água parciais e verificação do motivo da aparição, pois podemos perder os Discos ou causar sérios danos aos peixes.
Temperatura da Água:
Outro item a ser verificado é a Temperatura, acredito, sem duvidas, que o melhor Termostato e Aquecedor deve ser usado para esses peixes que detestam variações de temperatura e acabam sentindo-se muito mal, principalmente nas quedas bruscas. Aquaristas novatos não acreditam que devemos investir em termostatos com valores de até US$50,00, mas logo entendem que a sobrevivência destes peixes depende da constante temperatura da água. Podemos citar como bons termostatos com aquecedores os Visi Therm (Aquarium System ) e o Tronic (Hagen) comprovadamente termostatos de primeira linha e com oscilações pequenas.
Plantas:

Na realidade, plantas aquáticas promovem diferenças quimicas na água em diversos momentos. Se o aquarista resolver não optar por elas, para uma criação mais tranquila, seria interessante, pois mesmo que as plantas aquáticas sejam atrativas, podem causar problemas com controles quimicos e biológicos. A fotossintese é um motivo óbvio para tal causa, uma vez que o pH oscila muito com as plantas.
Comportamentos Estranhos
Sabe-se que os Discos devem respirar 50 vezes por minuto, algo muito diferente que isso é sinal de alerta. Se os Discos estão se alimentando a respiração pode ser mais ofegante, em caso de reprodução ou de excitação por stress, proteção de território etc.
Já em casos normais que o disco nada normalmente pelo aquário ele deve manter essa freqüência de respiração (50), para que não se considere com algum tipo de parasitose. Discos que estão a muito tempo no aquário e que de repente se assustam de uma maneira tal a chegar a bater nos vidros do aquário em disparada, pode também ser considerado um problema com a água, com altos níveis de compostos nitrogenados.

Aquallun Aquariofilismo


44